domingo, abril 19, 2009

Ausência




Bate à porta e, aos poucos, sem pedir licença, entra. Entra e sai da mesma forma... silenciosa, poderosa e vencedora. Depois é o silêncio que impera e o que fica é apenas o corpo, a carne que outrora era o cartão de visita entre o resto dos mortais.
É díficil viver a despedida, a saudade, a ausência.

No início do meu percurso de professora deparei-me com um texto livre escrito por um aluno. Já passaram uns anos mas nunca mais o esqueci. Não o esqueci porque impressionou-me a forma "natural" de escrever sobre a morte... afinal era um texto livre... podia escrever sobre tantas outras coisas. Foi logo sobre a morte, bolas! (pensei eu). Temos sempre a impressão errada que as crianças não sabem o que é... e tentamos protegê-las com explicações, muitas vezes, ridículas. As palavras de um rapaz de oito anos acompanhadas por uma folha pintada de amarelo: "A morte é um homem alto e vestido de amarelo. Vem devagar, pé ante pé e nunca pede licença para nos visitar".

4 comentários:

Rabisco disse...

Tinha de comentar este post porque realmente gostei muito.
A Ausência é das coisas mais difíceis de suportar...a Ausência na Saudade.
Nunca até hoje encontrei uma definição tão simples da morte e, ao mesmo tempo, tão certeira.
Talvez seja esta uma prova que a simplificação de uma criança de oito anos consegue ser bem mais importante que a complexidade adulta.
Curioso para mim foi a imagem que escolheste para acompanhar o texto que escreveste.
Não sei se já a conhecias mas penso que sim...
Acho curioso que a acompanhar um texto sobre a morte, escolhas uma pintura de Gustav Klimt intitulada "A Árvore da Vida".

Sobre a Ausência deixo aqui uma música, não sei se conheces...

...Ausente - Margarida Guerreiro

http://www.youtube.com/watch?v=EQaoaV7rVjI

=P

as velas ardem ate ao fim disse...

Impressionante.

bjo e boa semana!

Rabisco disse...

Existe algo no meu blogue para colocares no teu!
Vai até lá!
=P

Anónimo disse...

O que é que se passa? E o nosso café? Teresa